O Seguro Previdência Privada é apresentado em duas modalidades, conforme segue:
PBGL - Plano Gerador de Benefício Livre
É indicado para quem faz a declaração completa do Imposto de Renda, porque permite deduzir da base de cálculo o IR até 12% da renda bruta anual.
O PGBL tem o objetivo de acumular recursos financeiros em um fundo de investimento finandeiro de renda fixa ou variável, e depois de um período de aplicações optar por um dos seguintes benefícios:
- Renda Vitalícia: Consiste em uma renda paga vitaliciamente ao participante a partir da data de concessão do benefício.
- Renda Temporária: Consiste em renda paga temporariamente e exclusivamente ao participante. O benfício cessa com o falecimento ou o fim da temporariedade contratada.
- Renda Vitalícia com Prazo Mínimo Garantido: Consiste em uma renda vitalícia paga ao participante a partir da data de concessão do benefício mínimo, sendo que no momento da inscrição o participante escolhe o prazo mínimo de garantia.
- Renda Vitalícia Reversível ao Beneficiário Indicado: Consiste em uma renda paga vitaliciamente ao participante a partir da data de concessão do benefício escolhido. Ocorrendo o falecimento do participante durante o recebimento dessa renda, o percentual do seu valor estabelecido na proposta de inscrição será revertido vitaliciamente ao beneficiário, como exemplo, um cônjuge.
VBGL - Vida Gerador de Benefício Livre
Durante a fase de acumulação, não permite descontar o valor investido na declaração do Imposto de Renda. Em compensação, na hora de receber os recursos acumulados o Imposto de Renda incidirá exclusivamente sobre os rendimentos. O VGBL é indicado para quem faz a declaração do IR pelo modelo simplificado.
O VGBL é um seguro de vida com cobertura de sobrevivência, sendo que tem como objetivo a concessão de indenização em vida ao segurado e tendo características previdenciárias. O VGBL não é um plano de previdência complementar, pois se enquadra no ramo de seguro de pessoas, mas ambos são planos de acumulação. Nos dois planos apenas a contribuição é definida, a pessoa paga uma quantia mensal ou faz depósitos esporáticos para formar uma poupança, esta que pode ser sacada de uma só vez ou convertida em parcelas mensais.